Início > CIÊNCIA > Pesquisadores criam material parecido com os sabres de luz

Pesquisadores criam material parecido com os sabres de luz

starwars_internaVocê gosta da serie Star Wars? Então vai curtir essa notícia. Os fótons eram considerados partículas que não interagem muito entre si, ficam lá de boa, cada uma na sua – mas isso está para mudar!

Pesquisadores de Harvard e do MIT criaram uma nova forma de matéria usando fótons que se parece bastante com os sabres de luz de Star Wars. Com uma câmara à vácuo super resfriada, os cientistas proporcionaram às partículas um ambiente quântico não-linear que as força a ficar juntas e formar os raios que mais se parecem com as espadas dos jedis do que com lasers.

A comparação dessa nova matéria iluminada com a invenção da imaginação de Geroge Lucas não acaba no visual brilhante: os fótons, quando interagem entre si, estão na verdade se empurrando e se desviando uns dos outros, movimento que se assemelha ao que foi imaginado nos filmes da série Guerra nas Estrelas.

Essa matéria fotônica, no entanto, não vai ser empregada em armas para lutas espaciais. A aplicação imaginada pelos cientistas é na computação quântica, onde os raios fotônicos poderiam construir circuitos quânticos lógicos mais complexos do que os que produzimos hoje, análogos aos circuitos da computação convencional.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: